Koé rapaziada! Você que é mochileiro e adora uma aventura, já pensou em fazer seus mochilões de moto? Se não pensou, afirmo que você ao menos deveria cogitar a ideia e fazer uma análise. Neste artigo vou tentar explanar as vantagens de ser um mochileiro sobre duas rodas.
Vantagens de viajar de moto
Indicar motocicletas para uma pessoa realizar viagens por aí, pode ser até uma tarefa difícil. Mas quando é para falar com mochileiros, aí fica mais fácil. Afinal, mochileiro é aquela pessoa que não tem medo de aventuras e nem de passar algum tipo de perrengue.
Aqui vou deixar algumas vantagens que vejo ao realizar uma trip de moto.
Baixo custo: Viajar de moto pode tornar a viagem bem mais barata, isso porque as motos, em geral, consomem menos combustível que um carro e às vezes, alguns trechos podem sair até mais baratos que uma passagem de ônibus. E em algumas rodovias, moto não paga pedágio. (Aqui neste artigo ainda vou indicar umas motos boas e baratas)
Mobilidade: Viajar de moto tem outra grande vantagem, ao comparar a um mochilão de ônibus, por exemplo: se locomover na cidade visitada, sem depender de Uber, metrô ou qualquer outro tipo de transporte coletivo. Isso traz uma autonomia absurda. Você faz sua rota e seu horário.
Amizades: Viajando de moto é quase impossível não se enturmar. Motociclistas são muito unidos e costumam se ajudar sempre que podem. É uma irmandade.
Dicas de modelos de moto para viajantes
Preste bem atenção. Aqui neste parágrafo, não vou simplesmente indicar melhores motos para viagens. Normalmente, os modelos indicados pelas marcas para fazer viagens, são aqueles bem caros. Sim, são realmente motos boas, mas seu preço elevado, torna esses modelos de difícil acesso e a proposta aqui e trazer modelos custo x benefício. Afinal de contas, estou escrevendo para mochileiros, um público que quer viajar muito e gastando só o necessário. Vamos lá:
1 – Yamaha YS 250 Fazer
A primeira da lista não poderia ser outra. De todas as motos que tive, essa aqui foi a que mais deixou saudades. Pense numa moto que vale cada centavo! Se você conseguir achar uma em bom estado, principalmente as fabricadas de 2010 até 2017, você vai ter uma baita moto nas mãos. A manutenção é muito barata; a moto tem um ótimo consumo de combustível; aquele motor de 250 cilindradas da Yamaha é simplesmente indestrutível! Inclusive este modelo é o que eu mais indico se você precisa de uma moto para resolver seu dia a dia e também para pegar a estrada. Ela é macia de andar, econômica e anda bem nas estradas.
2 – Honda CB 500X
Essa aqui é a mais cara da lista, mas se você tem uma grana a mais, sem sombra de dúvidas que é uma motocicleta que vale a pena. Moto bem forte que suporta bastante carga e dois passageiros com um bom conforto. O ponto forte desta moto é o seu consumo de combustível, que apesar de ser uma 500 cilidradas, pode fazer até 30 km por litro. Ponto fraco para ela pode ser o seu seguro, que provavelmente não seja barato.
3 – Royal Enfield Himalayan
O visual desta moto não agrada. Ela é bem exótica. Porém é uma moto que foi feita para aguentar “porrada”. Pode ser encontrada com preços acessíveis, tem um consumo aceitável e seu seguro deve ser muito barato, devido a baixa procura dos inimigos lei por essa moto.
4 – Yamaha XTZ 250 Ténéré
Com o mesmo motor consagrado da Fazer 250, essa moto é uma excelente opção, principalmente para quem é mais alto ou deseja pegar trechos mais de terra. Manutenção barata e bom consumo de combustível. Tem uma pegada de “mini big trail” que agrada alguns e desagrada outros. Ao escolher está moto, atente-se para sua capacidade total de carga, que é baixa. Mas se você vai viajar sem ninguém na garupa, isso não será um problema para você.
Veja também: Equipamentos essenciais de proteção para motociclistas
5 – Royal Enfield Classic 350 e Meteor 350
Aqui vão duas motos de uma vez só. Isso porque elas são bem parecidas em suas características. Ambas tem uma pegada custom, sendo que a Classic tem um visual que remeta a motos dos anos 1950. São motos baratas, bem resistentes e com excelente consumo de combustível e seguro tende a ser barato. Duas boas opções para viajar com mais estilo.
6 – Honda XRE 300 Sahara
Na mesma pegada da Yamaha Ténéré, só que mais moderna. Conta com um câmbio de 6 marchas e banco confortável. Bom consumo de combustível. Ponto a se observar, que a depender do seu perfil, o seguro desta moto pode ser um pouco salgado. Motos Honda, principalmente da categoria trail, tendem a ser visadas para roubo e furto.
Só essas?
Você talvez esteja se perguntando se não existe mais nenhuma boa opção. A resposta é: claro que sim! Existem muitas boas opções. Aqui foram apenas algumas sugestões, visando custo x benefício.
Não tem nenhuma moto 150cc ou similar, porque essas motos deixam muito a deseja na estrada. Eu já viajei de 125cc até, mas se você não tem uma boa malícia, pode passar apuros. Todos nós já vimos relatos de pessoas que cruzam o país e até vão para outros países com Pop 100 ou CG 125. Sim, onde uma moto chega, a outra chega também. Só que viajar numa moto muito pequena é bem sofrido.
Se você curte essa vibe de viajar de mochilão, não deixe de visitar o blog Natu&Gummy, lá você fica por dentro de tudo!
Um abraço e boas trips!